sábado, 7 de março de 2009

República Socialista do Vietname

A República Socialista do Vientname tem 331,689 km² e 84 milhões de habitantes, sendo o 13º País mais povoado do Mundo.



Faz fronteira com China a norte, com o Laos a oeste-norte e com o Cambodja a oeste-sul. O este e sul do País são banhados pelo Mar da China Meridional. As cidades mais importantes são Hanói, a capital fica localizada no norte e tem 2,6 milhões de habitantes, e Ho Chi Minh, antigamente denominada Saigão quando era capital do Vietname do Sul tem quase 6 milhões de habitantes.



Durante mais de mil anos, esta região foi dominada por sucessivas dinastias do império chinês, mas em 938 tornou-se independente e estabeleceu a dinastia Ngô.
Sucederam-se várias dinastias e também expansões de território até que em meados do século XIX, após várias batalhas, a França conseguiu conquistar o país tornando-o parte da Indochina Francesa.
A França manteve o controlo até à Segunda Guerra Mundial. Nessa altura os Japoneses iniciaram a Guerra no Pacífico, invadindo e conquistando a Indochina Francesa em 1941.

Nesse ano surge o movimento comunista e nacionalista de libertação Viet Minh, liderado por Ho Chi Minh, que procurava a independência e libertar-se das ocupações Francesa e Japonesa.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial os Viet Minh conquistam Hanoi, no norte. A França tentou restabelecer o controle, mas não conseguiu.
Os franceses foram derrotados na Batalha de Dien Bien Phu, após oito anos de luta armada, em 1954 na primeira guerra da Indochina, mesmo com ajuda dos EUA, mas na Conferência de Genebra o Vietname foi dividido em dois países separados: Vietname do Norte, liderado por Ho Chi Minh, e Vietname do Sul, que viria a ser presidido por Ngo Dinh Diem.
Durante a Guerra Fria, o Norte tinha o apoio da China e da União Soviética, enquanto o Sul tinha o apoio EUA. Entretanto, no Sul, formam-se os Vietcong - frente de libertação do sul - que, com o apoio do Vietname do Norte, tentam derrubar o governo de Ngo Dinh Diem, que apelidavam de regime colonial disfarçado.
Isto deu origem à Guerra do Vietname, que os americanos foram obrigados a abandonar em Março de 1973. Algumas batalhas ainda ocorreram até que em 1975 a cidade de Saigão, capital do Vietname do Sul, foi finalmente tomada ficando sob controle do Vietname do Norte.
Em Julho de 1976, a República do Vietname do Sul e a República Democrática do Vietname (Vietname do Norte) reunificavam-se na República Socialista do Vietname.

Actualmente o Vietname pernamece um país comunista.

Entre os países do Sudeste Asiático, o Vietname foi aquele que atingiu a independência política com maiores dificuldades. A sucessão de guerras deixou elevados custos sociais, ambientais e económicos. O Vietname é ainda um país pobre, no entanto actualmente a sua economia foi uma das que cresceu a ritmo mais elevado na Ásia nos últimos 15 anos.

O Vietname é um país longo e estreito que ocupa a costa oriental da península da Indochina. O clima de monções é quente e chuvoso. Predominam as florestas tropicais e a rede hidrográfica é muito rica. A parte norte é mais elevada. Há dois deltas importantes, o do Rio Song Koi, ao norte e do Rio Mekong, ao sul. A agricultura ocupa a maioria da população, sendo o arroz o principal produto.



Tem vários locais classificados como Património da Humanidade: a Baía de Halong, o Parque Nacinal Phong Nha-Ke Bang, a cidade antiga de Hoi An, o complexo de monumentos de Hué e o santuário de My Son. Tem também 6 Reservas Mundiais da Biosfera: Floresta de Can Gio, Cat Tien, Cat Ba, Kien Giang, Nghe An e o Delta do Rio Vermelho.



A população concentra-se sobretudo nos deltas fluviais e zonas costeiras. A etnia principal é a "Kinh", também conhecida por "Viet" mas existem mais 54 etnias minoritárias espalhadas pelo país, 40 delas vivem em tribos.



A vida e cultura foram marcadas pelo Budismo, Taoismo e Confucionismo. O Budismo, nas formas Therevada, Mahayana e Zen é a religião predominante, exercendo uma influência de 85%. A segunda religião, com 8%, é o Catolicismo levado pelos Portugueses no século 15 e aprofundado mais tarde pelos Holandeses e Franceses.

Outro dos pontos fortes é a culinária que usa pouco óleo e muitos vegetais. Os ingredientes base são o arroz, molho de soja e molho de peixe e os tamperos o açucar, malaguetas, lima, molho de peixe, hortelã e manjericão.

Sem comentários:

Enviar um comentário